Notícias Gospel

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Cultura ou ignorancia?



Em nosso país algumas aldeias indígenas possuem o costume de enterrar, ainda vivo, uma criança que nasce com deficiência ou até mesmo em caso de gêmeos. Para eles estas crianças possuem maldição dos deuses e devem ser mortas para que não os aborreçam. Isso pode ser confirmado com o filme “Hakani” dirigido pelos próprios nativos, vítimas de sua própria cultura. (http://www.youtube.com/watch?v=x92KN-xJGVA)
Alguns meses atrás, acompanhamos o pronunciamento de nosso presidente Luiz Inácio a respeito de uma mulher acusada de morte por apedrejamento, sob acusação de adultério. O mesmo após ser negado asilo político à mulher iraniana, comentou que não podemos interferir na soberania de cada país. e mais uma vez mudou sua opinião sobre alguma coisa.(Revista Veja) Por outro lado, a Bíblia é a palavra que nos mostra o caminho de retidão e nos da liberdade para pensar tendo a consciência de vida e de pecado.
As declarações das leis brasileiras afirmam que os direitos da criança não podem ser sacrificados pelo bem de um grupo, são garantidos os direitos a vida. A lei Moadi tem esta proposta, ela reflete a insatisfação de Índios que não querem conviver com esse mal e lutam no congresso nacional para uma mudança na legislação de povos nativos.
Infelizmente, temos visto que foi relatado pelo filme, uma certa oposição aos incentivos em nome da vida indígena. Existem aqueles que não possuem um princípio básico de valor à vida e se prendem a manter o indígena em sua ignorância cultural. Pior ainda, são aqueles que não possuem este discernimento e não fazem questão de abrir os olhos para o entendimento que Deus nos dá. Independente de leis, costumes ou cultura, temos que ter um senso de retidão e cada vez mais o mundo tem se distanciado deste sentimento.
O sentimento de vida existe dentro de cada indivíduo. Tanto existe, que alguns índios, descontentes com esta prática tentam a todo custo aprovar leis que obriguem o governo a interferir e resgatar estas crianças. Da mesma forma, qualquer país que se prende a sua cultura a ponto de intervir na própria vida sempre estará sujeito a infelicidade. A religião não deve ser imposta, e sim pregada. Louvemos a liberdade religiosa em nosso país. Qualquer movimento que te obrigue a fazer algo, segmento político, religioso ou filosófico, no mínimo não deve ser o correto, pois revela que não possui bases para se manter. Cristianismo é isso!

Um comentário:

  1. Na verdade, meu presbítero, essa é só mais uma das muitas contradições deste país. A cultura indígena, não pode se sobrepor à vida, como vc bem disse. Fique na paz.

    ResponderExcluir