Notícias Gospel

segunda-feira, 10 de agosto de 2020

Se veio a Casa de Deus para apenas falar-lhe, volte. Ele lhe ouvirá de lá! (Deus procura ouvintes)

 

Se veio a Casa de Deus para apenas falar-lhe, volte. Ele lhe ouvirá de lá!

(Muitos não prosperam em Deus pelo único fato de não saber ouvir)

“Atenta-te quando entrares na casa de Deus, pois ouvir e melhor que oferecer sacrifícios tolos... Não precipites com tua boca nem com teu coração... que tuas palavras sejam poucas... do excesso de palavras vem a voz do tolo...da abundância de sonhos há futilidade bem como da abundância de palavras...” Eclesiastes 5

Guardar os pés é uma alusão a tradições hebraicas, nos traz o ideal do princípio de santidade, honra e respeito. Moisés precisou tirar as sandálias ao entrar num lugar santo que se posicionou em meio a um deserto na figura de uma sarça ardente.

O que é mais sacrificante? Apresentar algo que emerge do nosso bem prazer ou cumprir o esperado por Deus? Creio que ouvir tem sido um dos grandes desafios da humanidade. Fácil seria entregar algo a Deus e seguir os anseios pessoais. Com isso, entendemos que ouvir seja um sacrifício diante do Criador. Mesmo venha parecer algo simples a todos, mas sua nobreza e delicadeza o torna algo raro.

Vejamos:

Moises ouviu, Faraó não.

Elias ouviu, Acabe não!

Davi ouviu, Saul não!

Pedro ouviu, Judas não!

Maria ouviu e Marta não!

Por isto Jesus afirma, Maria escolheu a melhor parte e isto não lhe será tirada!

O que se ouve sempre será de maior valor, pois é inacessível aos seres humanos. O que guarda no teu coração só pode ser acessado por você e tocado pelo Espirito. O salmista sabia disso e se preocupou em ser, além de ouvinte, praticante.

Na mesma revelação Samuel afirmou a Saul que Obedecer era melhor que sacrificar e por este fato, o Senhor não falou mais a Saul. Sua loucura o levou a consultas proibidas por Deus. Mas tudo que o Senhor esperava dele era ouvir.

Saul conhecia as leis, foi amado pelo povo, mas não foi um bom aprendiz. A virtude do aprendizado e saber ouvir e nisso ele falhou. Muitos são os líderes de alto potencial que ficam pelo caminho por algo tão simples.

Sim, ouvir e algo divino e tem se tornado cada vez mais raro!!

Por isso, Deus nos deu um sinal físico, duas orelhas e apenas uma boca, pense nisso!!

Mas o pregador insiste: “não te precipites com tua boca” v2

Erramos por falar demais, mas nunca erraremos por ouvir excessivamente.

Se não consegues ouvir por virtude comece a fazê-lo por amor! Não o amor grego relativizado e sim a ágape sacrificial. Faça isso por três pessoas:

1 – Pelo outro, o “recheio mais gostoso de uma conversa é a doce capacidade de saber ouvir”.

2 – Por você mesmo, pois exige humildade. “Saber não com a cabeça, mas com o coração, que quando ouvimos arrecademos a nossa alma” e o conhecimento.

3 – Pelo Criador, silencia seu coração e o afago dos seus sonhos fúteis. Elias entendeu que ele pode se revelar em qualquer lugar, inclusive numa brisa suave (1 Reis 19)

O que você está disposto a ouvir hoje?

Em Cristo,

Nenhum comentário:

Postar um comentário